Khomoyun Sultanov (436.º ATP) é o grande vencedor do Vale do Lobo Open II. Um dia depois de bater o grande favorito Henrique Rocha, o melhor tenista do Uzbequistão bateu na final o francês Jules Marie (253.º) com os parciais de 6-4 e 7-6(11) para erguer o primeiro troféu de 2023.
Depois de três finais perdidas, uma delas numa estreia em decisões no circuito Challenger, Sultanov saiu de Vale do Lobo com o quarto título da carreira na nona final disputada. Para Jules Marie, o duelo era a 30.ª conclusão de uma prova e não conseguiu adicionar mais um troféu aos 17 já amealhados – três deles em Portugal (Porto Open 2023 e dois ITF em Guimarães no ano de 2013.
O último encontro da quinzena teve a duração de 2h08 e nove quebras de serviço entre os dois protagonistas, cinco a favor do vencedor.
Sultanov (sexto cabeça de série) abriu a contenda a vencer por 4-0, viu Marie (segundo favorito) igualar a quatro jogos, mas foi capaz de travar a recuperação do opositor de 32 anos no parcial inaugural.
No segundo, foi mesmo o gaulês a adiantar-se (3-1) e o tenista de asiático de 25 anos precisou de anular não só essa desvantagem como quatro set points para evitar um terceiro set.
O Vale do Lobo Open II foi o 17.º e último ITF M25 masculino a acontecer em Portugal durante 2023, ano que termina com a realização do oitavo torneio do ATP Challenger Tour na Maia, que arrancou já este domingo.