MAIA – Duelo português de acesso ao quadro principal do Maia Open: À enorme vitória de Rodrigo Fernandes, juntou-se Pedro Araújo ao bater Kenny de Schepper (466.º, antigo 62.º) por 7-6(5) e 6-3, pelo que os dois jovens lusos vão medir forças para saber quem será o sétimo português no quadro principal.
Aráujo respondeu a muito bom nível, anulando a maior arma de Schepper, e expôs a nú as dificuldades do experiente francês de 36 anos no capítulo da movimentação em terra batida.
O atual 937.º ATP, ex-534.º, também não deu brechas no serviço (83% de primeiras bolas). O ponto mais negativo na exibição do lisboeta foi o facto de ter permitido a recuperação do opositor no primeiro parcial – Araújo serviu a 5-3 para arrumar o set inaugural e dispôs de dois set points, mas um tie-break de elevada qualidade resolveu o parcial e soltou-o ainda mais para um triunfo em 1h58.
O segundo sucesso de Pedro Araújo no circuito Challenger (depois da primeira ronda da fase de qualificação do Porto Open) garantiu um duelo 100% nacional de acesso ao quadro principal, pelo que Nuno Borges, João Sousa, Henrique Rocha, Jaime Faria, Duarte Vale e Francisco Rocha terão a companhia de pelo menos mais um português na competição maior.
Pedro Aráujo (21 anos) e Rodrigo Fernandes (17) vão medir forças pela primeira vez, num embate entre dois jogadores campeões nacionais de sub 18: Araújo em 2020, Fernandes o vencedor vigente. O mais velho vai tentar aceder ao quadro principal do Maia Open pela terceira vez, primeira oriundo da fase prévia.