Ergueram lado a lado os troféus de campeões das duas edições de 2021, saíram como finalistas vencidos no ano passado, e voltam a unir forças esta semana no regresso ao Maia Open: Nuno Borges e Francisco Cabral são uns dos cabeças de cartaz do quadro de pares e vão protagonizar um duelo 100% nacional na estreia com os convidados Pedro Araújo e Fred Gil. Os duos formados por Jaime Faria e Henrique Rocha, e por Gonçalo Falcão e Tiago Pereira também conseguiram acesso direto, juntando-se ainda os detentores de wild card Francisco Rocha e Tiago Silva.
Quartos candidatos ao título do próximo fim de semana, Borges e Cabral querem cumprir o estatuto de favoritos frente a Araújo e Gil — este último que cumpre o desejo de voltar ao nível Challenger quatro anos depois —, para poderem logo a seguir cruzar com Falcão e Pereira, que têm como adversários de estreia Alexander Weis e Louis Wessels.
Com a tarefa de tentar atirar para fora do baralho os primeiros cabeças de série Marco Bortolotti e Andrea Vavassori estão Faria e Rocha, que caso prevaleçam a esse obstáculo poderão aproximar a possibilidade de um outro confronto falado em português. Para isso, também Rocha e Silva terão de saltar a primeira barreira representada por Michael Geerts e Calvin Hemery.
mdd