João Domingues (730.º) e Tiago Pereira (775.º) eram os dois únicos nomes nacionais com presença assegurada na fase de qualificação do Maia Open — evento do circuito secundário que este ano ascende à categoria Challenger 100 —, mas desistências de última hora e a atribuição dos convites permitiram o reforço da armada da casa: Pedro Araújo (937.º) e Gonçalo Falcão (1648.º) entraram como alternates, enquanto Rodrigo Fernandes (1398.º), Tiago Silva (1559.º), João Dinis Silva, Guilherme Valdoleiros foram os contemplados com wild card.
Semifinalista do torneio em 2019 e antigo número 150 do mundo, Domingues vai fazer o regresso ao Complexo Municipal de Ténis da Maia frente ao espanhol Max Alcala Gurri (748.º) e, caso cumpra com o estatuto de mais bem cotado, pode discutir o apuramento para o quadro principal com um compatriota: Guilherme Valdoleiros, que há um ano realizou naquele mesmo palco a estreia no ATP Challenger Tour e que terá a missão de surpreender o russo Alexey Vatutin (465.º), quarto favorito da secção prévia.
A Tiago Pereira, o outro nome nacional com entrada direta, cabe a tarefa de tentar barrar caminho ao primeiro cabeça de série do qualifying, Karl Friberg (387.º) e, caso se destaque perante o sueco, pode colidir com o também português Tiago Silva, um dos convidados que procurará cumprir a sua parte frente ao mais cotado ucraniano Aleksandr Braynin (683.º).
Pedro Araújo, que já conta com duas passagens pelos quadros principais na terra batida maiata, desafia o quinto favorito Kenny de Schepper (466.º), veterano do ténis gaulês que chegou a ser 62.º mundial. E pela frente pode ter o minhoto Rodrigo Fernandes, que fez em Braga a primeira aparição a nível Challenger e que vai este domingo ter o compromisso de defrontar o georgiano Nikoloz Basilashvili (591.º), um dos nomes com maior currículo na lista de inscritos, com cinco títulos ATP e chegada a 16.º classificado mundial.
Já Gonçalo Falcão, presença assídua nas quatro anteriores edições do Maia Open (ou em singulares, ou em pares) não necessitou de convite e vai ter um frente a frente com o grego Stefanos Sakellaridis (404.º). Na segunda e derradeira ronda da fase de qualificação pode partilhar court com João Dinis Silva, que aos 16 anos se prepara para competir pela primeira vez a este patamar, frente ao britânico Anton Matusevich (493.º).
qs