Rolo compressor de Henrique Rocha tem fim nas meias-finais do Vale do Lobo Open II

Beatriz Ruivo/FPT

VALE DO LOBO – Parecia imbatível e estava numa série vitoriosa digna de registo, só que este sábado Henrique Rocha ficou pelas meias-finais do Vale do Lobo Open II depois de perder contra Khumoyun Sultanov por 6-4 e 6-2.

A entrada a vencer por 4-0 fazia antever um desfecho semelhante a todos os duelos do número quatro nacional na Vale do Lobo Tennis Academy, mas um incómodo no ombro direito não ajudou a novo dia invencível. O serviço e a direita não estavam, de todo, ao nível habitual e a partir dessa grande vantagem cedeu 10 jogos consecutivos.

A assistência médica a 6-4 e 3-0 ajudou – também mentalmente, por ventura – e desse momento em diante começou a bater bem na bola. O problema é que a montanha para escalar era muito alta e a recuperação ficou bem dificíl. O encontro ficou consumado em 1h31 minutos.

A derrota à porta da final termina duas campanhas de relevo para Henrique Rocha: perde pela primeira vez nestas duas semanas de Vale do Lobo (vinha de título na primeira semana e oito triunfos seguidos em singulares, a juntar aos quatro de pares ao lado do irmão no primeiro troféu desta quinzena) e vê interrompida uma série de 12 sucessos consecutivos, iniciados no Jamor a caminho do título nacional absoluto, e 21 nos últimos 22 embates.

O sonho do Australian Open não está, no entanto, colocado de parte e o jovem de 19 anos segue agora para a Maia para disputar o Challenger da categoria 100, no qual deverá precisar de somar duas vitórias (atualmente está no posto 277 ATP e entrará no derradeiro torneio do ano no top 250) para poder ingressar no primeiro qualifying da época 2024 em provas do Grand Slam.

Para Sultanov, 436.º do ranking e antigo top 300 em 2020, a desforra da derrota há uma semana na meia-final frente ao português garante a quarta final da temporada e a nova da carreira. O sexto-pré-designado ainda procura o primeiro troféu de 2023, mas no seu palmarés possui três, dois na categoria ITF 25.

Será um primeiro frente a frente para o melhor tenista do Uzbequistão ou face a Paul Jubb, ou perante Jules Marie na decisão desde domingo às 12 horas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share