Duarte Vale (580.º) é um dos jogadores com mais aspirações de chegar à final do ITF M15 de Alcala de Henares e foi com uma exibição quase perfeita que riscou da lista de tarefas a primeira missão. O português, que defende a condição de quinto cabeça de série, pouco mais de uma hora precisou para derrubar um dos nomes da casa a caminho da segunda eliminatória.
Frente ao anfitrião Benjamin Winter Lopez (821.º), o jogador de Cascais não teve tempo a perder e depois de ter vencido três dos cinco primeiros jogos reforçou ainda mais esse registo com uma fase final imaculada: conquistou os nove últimos jogos de forma consecutiva para firmar o triunfo ao cabo de apenas 78 minutos.
Unicamente centrado na variante de singulares, Duarte Vale segue caminho para a segunda ronda do torneio que se disputa na província de Madrid e, antes de um eventual frente a frente com o segundo pré-designado Daniel Merida Aguilar (524.º), tem nas mãos a responsabilidade de voltar a evidenciar-se frente a outro espanhol, Nicolas Rafael Alviani (1966.º).