Martim Simões e Gonçalo Falcão furam qualifying do Vale do Lobo Open II

Beatriz Ruivo/FPT

VALE DO LOBO – O Vale do Lobo Open II vai contar com 10 portugueses no quadro principal de singulares, isto depois de Martim Simões (1852 ATP) e Gonçalo Falcão (1648.º) terem vencido o segundo encontro da semana para ultrapassar a fase de qualificação.

Os dois primeiros vencedores lusos da terceira jornada prevaleceram em duelos 100% nacionais e confirmaram o estatuto de cabeças de série. Martim Simões (19 anos), oitavo favorito da fase prévia, derrotou o ainda mais jovem João Dinis Silva (16) por 6-2 e 6-1 depois de na véspera ter também triunfado sobre um compatriota, Tiago Boschmans. Nesta terça-feira, Simões foi o mais sólido em court e utilizou de forma bem eficaz o amortie de direita para se impor em 67 minutos.

Gonçalo Falcão (sétimo pré-designado) tinha, igualmente, ultrapassado um português na véspera (Guilherme Cruz) e na ronda de acesso à competição maior bateu Tomás Cortez com os parciais de 6-1 e 6-3 em 75 minutos de embate.

Para Simões, o Vale do Lobo Open II será o quinto torneio profissional no qual vai disputar o quadro principal (quarto em 2023) e o segundo oriundo da fase de qualificação, depois de Idanha-a-Nova na época transata; o tenista de 35 anos sobressaiu pela décima ocasião num qualifying só na presente temporada.

Martim Simões e Gonçalo Falcão ficam a aguardar pelo sorteio dos qualifiers/lucky losers para saber quem defrontam na ronda inaugural da prova principal, mas a certeza é que se juntam a Henrique Rocha, Jaime Faria, João Domingues, Pedro Araújo, Tiago Pereira e aos wild cards Francisco Rocha, Diogo Marques e Rodrigues Fernandes para formarem uma dezena de participantes nacionais na derradeira semana no sul do país.

Francisco Oliveira (6-2 e 6-3 contra Johannes Seeman da Estónia) e Afonso Portugal (duplo 6-3 perante o suíço Patrick Schoen) cederam na última ronda e não conseguiram acompanhar o caminho vitorioso dos compatriotas. No entanto, tanto Oliveira como Portugal, tal como Cortez e Dinis Silva, ainda terão uma remota chance de integrar o quadro principal no papel de lucky losers, que serão dois face às desistências de Kyle Edmund e Maximilian Neuchrist.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share