A derrota sofrida por Carlos Alcaraz na fase de grupos do ATP Finals já garantira a manutenção da liderança de Novak Djokovic até ao final da temporada e no rescaldo da histórica conquista do sétimo título nos torneio da elite o campeoníssimo sérvio alcançou outro registo para a posteridade: esta segunda-feira, o número um mundial tornou-se o primeiro de sempre a atingir a 400.ª semana enquanto dono do trono da hierarquia mundial.
Iniciada na sequência do título do US Open a sua quarta passagem pela liderança na presente temporada, Djokovic — pela 11.ª primeira seguida enquanto número um — tem como assegurada a permanência na primeira posição da classificação global pelo menos até ao Australian Open e reforçou o recorde de oito temporadas concluídas nesse posto destacado.
Aos 36 anos, Novak Djokovic isola-se cada vez mais como recordista de semanas na liderança do ranking ao distanciar-se da segunda posição ocupada por Roger Federer (310) e torna-se o primeiro jogador da história — homem ou mulher — a cumprir a 400.ª semana no topo. No circuito feminino, é ainda a alemã Steffi Graf a deter o recorde, com 377 semanas na primeira posição WTA (186 de forma consecutiva).