A perda do primeiro parcial poderia avizinhar um duro golpe de João Sousa (276.º) na ronda de estreia do Challenger de Calgary, mas o vimaranense afastou os fantasmas e resistiu ao fim de três sets. O português de 34 anos deu com distinção a volta ao encontro com o britânico Patrick Brady (899.º) para ao cabo de quase duas horas e meia celebrar o apuramento para a próxima fase por 5-7, 6-4 e 6-2.
Sousa até foi o primeiro a tomar o comando da partida, mas uma quebra repentina de foco atrapalhou as contas e dois breaks consecutivos inverteram o rumo do parcial. O vimaranense voltou a sofrer deslize idêntico no capítulo seguinte, mas desta feita soube reagir a tempo e afastou a possibilidade de derrota com a ida a terceiro set, onde três quebras de serviço seguidas foram cruciais para o favorito alcançar a vitória.
João Sousa, que conseguiu evitar a surpresa frente a um estreante em quadros de torneios Challenger, vai ter pela frente um encontro marcado com o quarto favorito da semana em Alberta: o jovem prodígio da casa Gabriel Diallo (133.º), que vive o melhor momento da carreira cada vez mais às portas da estreia no top 100 mundial. Caso prolongue o caminho, Sousa vai poder discutir o acesso às meias-finais com outro canadiano, Steven Diez (270.º) — que é o seu parceiro nos pares —, ou com o tunisino Aziz Dougaz (242.º).