Francisco Cabral era o único representante português a competir esta semana no circuito principal, mas a experiência ao lado de Henry Patten em terras búlgaras extinguiu-se logo ao primeiro obstáculo. A dupla anglo-portuguesa não ficou longe do apuramento para os quartos de final, mas tremeu na fase mais crítica da partida e deu por concluída a temporada no ATP Tour.
Diante da parelha formada pelos norte-americanos Evan King e Reese Stalder, Borges e Patten não conseguiram tomar a iniciativa no primeiro parcial que viria a cair para o outro lado, mas no segundo capítulo restauraram as esperanças. Já no match tie-break, dois serviços perdidos por parte do par do português sentenciaram o resultado final, por 7-6(4), 4-6 e 10-7.
Encerrada a quinta semana de competição lado a lado, Francisco Cabral e Henry Patten encerram aquela que foi a temporada de afirmação do português na elite da competição de pares mas, antes de centrarem o foco em 2024, terão ainda a possibilidade de disputar mais alguns torneios de categoria Challenger — inclusivamente o Maia Open, que é uma das derradeiras paragens do circuito secundário.