Pedro Araújo e Gonçalo Falcão em frente a frente de finalistas do Campeonato Nacional

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Duelo de gerações nos quartos de final do Campeonato Nacional Absoluto: Pedro Araújo (21 anos) e Gonçalo Falcão (35) vão protagonizar um dos encontros de acesso à penúltima fase da prova depois de triunfos em dois sets nesta quarta-feira.

Pedro Araújo (790.º ATP, antigo 417.º), finalista em 2021 e ausente por lesão na época transata, foi mesmo o primeiro a garantir um bilhete para os quartos de final e dispôs do sucesso mais convincente do dia. 6-0 e 6-0 sobre o jovem Francisco Guimarães.

Gonçalo Falcão, finalista em 2011 e 1659.º ATP.º (ex-961.º), teve mais trabalho para seguir em frente e, igualmente num embate geracional, impôs-se a Martim Simões (19 anos), num compromisso no qual utilizou convenientemente a esquerda em slice para tirar ritmo a Simões.

Apesar da diferença de 14 anos, Araújo e Falcão conhecem-se bastante bem. Só a nível internacional defrontaram-se quatro vezes e todos os duelos caíram para o lado do mais novo e sempre em dois sets. Os últimos dois foram na presente temporada, em Vila Real de Santo António e em Mungia, Espanha.

Como tal, o mais novo e mais cotado sabe que a solidez e experiência de Falcão têm de ser tidos em conta. O tenista do CIF sabe do historial desfavorável, mas a chave passa por avaliar “um dia de cada vez”, até porque está a competir em todas as variantes. “Acredito nas minhas chances. Na minha opinião o Jaime [Faria] e o Henrique [Rocha] estão bem acima de qualquer jogador que aqui está, mas o Pedro vem obviamente de um patamar acima do meu e vem logo a seguir a eles. Mas claramente tenho oportunidades e sei o que tenho de fazer. Agora depende muito da minha disponibilidade física e mental e de o que fiz hoje não durar só um dia. Se fizer isto mais vezes e se tivesse jogado desta forma mais vezes provavelmente o meu ranking nos singulares seria diferente”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share