OEIRAS – Quem sabe não esquece: Fred Gil começou mais um Campeonato Nacional Absoluto da melhor forma e, ao lado de Pedro Araújo, garantiu o acesso aos quartos de final da competição de pares.
Terceiros favoritos ao título, Gil e Araújo bateram José Ricardo Nunes e João Ferreira sem sobressaltos com os parciais de 6-2 e 6-1, mesmo sem forçar a nota.
Quatro vezes campeão individual e vencedor da competição de pares em 2015 ao lado de Felipe Cunha e Silva, Fred Gil (ex-62.º ATP) atingiu a final há um ano ao lado de Fábio Coelho, na qual dispuseram de match point frente a Francisco Cabral e Jaime Faria.
Na antepenúltima fase da prova, Gil e Araújo terão pela frente Manuel Marques e João António, que no único embate do dia resolvido num match tie-break superaram João Guerra e Ricardo Batista por 2-6, 6-1 e 10-4.
Destaque, igualmente, nesta jornada para as vitórias das equipas mais fortes: Jaime Faria/Gonçalo Falcão (6-1 e 6-1 sobre José Maria Duarte e Guilherme Rosa), Henrique Rocha/Francisco Rocha (6-0 e 6-2 face a Guilherme Manuel e Tiago Costa).
Faria e Falcão (primeiros cabeças de série) defrontam agora Rodrigo Fernandes/João Dinis Silva (6-0 e 6-0 sobre André Bailador e Ricardo Soares), ao passo que os irmãos Rocha (segundos pré-designados) encaram Gonçalo Quintela e Francisco Guimarães (duplo 6-3 contra Miguel Semedo e Rodrigo Carvalho).
Diogo Marques/Martim Simões (6-0 e 6-0 perante Afonso Almeida e António Soares) e Guilherme Valdoleiros/Dino Molokova (7-6[1] e 6-4 contra João Teixeira e Salvador Monteiro) também garantiram presença nas oito melhores equipas da prova masculina.
Em pares mistos, o alinhamento dos quartos de também ficou fechado, após triunfo de três duplas que se juntam às quatro diretamente apuradas devido ao estatuto de cabeças de série e uma com direito a um bye. O maior realce vai para o sucesso do par Ana Filipa Santos/Gonçalo Falcão, que ultrapassou Amália Suciu e José Ricardo Nunes por duplo 6-2.