Gonçalo Oliveira (234.º) esteve longe de ter tido uma estreia serena no ITF de 15.000 dólares de Hua Hin, mas atuou a tempo de evitar uma surpreendente derrota na primeira eliminatória e seguiu caminho para a próxima etapa do torneio tailandês. A disputar o primeiro encontro enquanto novo número dois português, reagiu a um primeiro parcial perdido diante do alemão Jimmy Yang (725.º) para celebrar por 4-6, 7-5 e 6-4.
Uma quebra de foco de Oliveira na fase crucial do primeiro parcial sentenciou a vitória do set em questão para o lado de Yang, que soube resistir às investidas do portuense para se posicionar a três pontos do triunfo final. Mas Oliveira retaliou ainda a tempo de restaurar a esperança e após restabelecer a igualdade manteve o foco bem direcionado para com um break madrugador no derradeiro capítulo se conduzir para o desenlace desejado.
A precisar de amealhar o maior número de pontos para sonhar com um regresso à fase de qualificação do Australian Open, Gonçalo Oliveira risca da lista a primeira barreira enquanto primeiro cabeça de série na Tailândia e vai na próxima quinta-feira lutar pelo apuramento para os quartos de final frente àquele que vencer o embate entre os asiáticos Thantub Suksumrarn (1367.º) e Pengyu Lu (1555.º).