OEIRAS — A primeira jornada relativa ao quadro principal do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto viu Rodrigo Fernandes surpreender Francisco Rocha, que há um ano tinha alcançado a final, para inscrever o nome na segunda ronda.
A disputar a prova rainha do ténis português pela primeira vez, apenas três meses depois de ter conquistado o título de campeão nacional de sub 18, Rodrigo Fernandes não se deixou intimidar nem pela ocasião, nem pelo adversário e venceu por autoritários 6-2 e 6-3.
Superado o vice-campeão nacional absoluto, o jovem bracarense agendou encontro na segunda eliminatória com o campeão nacional absoluto, Fábio Coelho, que por ser o quinto cabeça de série ficou isento da ronda inaugural.
Para além do jogador do Clube de Ténis de Braga, também avançaram Guilherme Valdoleiros (6-1 e 6-1 sobre Guilherme Manuel), Guilherme Rosa (venceu João Maia por 7-6[7] e 6-1) e João Dinis Silva, que inverteu a desvantagem de um set para eliminar Francisco Vilaça pelos parciais de 6-7(7), 6-3 e 6-1.