OEIRAS – No encontro mais aliciante da primeira ronda do quadro feminino do Campeonato Nacional Absoluto, Ana Filipa Santos superou a mais cotada Sara Lança e garantiu um bilhete para a segunda ronda, um ano depois de uma grave lesão no mesmo local do duelo.
Praticamente 365 dias após ter fracturado o ligamento cruzado anterior e o menisco interno do joelho esquerdo, a alentejana (atualmente sem ranking internacional, antiga 832.ª WTA) regressou à nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor com um triunfo por 7-5 e 7-5 face à atual 1052.ª (ex-794.ª).
Para o desfecho em parciais diretos no “local do crime”, como apelidou em jeito de brincadeira nas redes sociais antes da prova, foram essenciais as recuperações em ambos os sets neste frente a frente entre duas atletas em representação do CIF.
No primeiro, Ana Filipa Santos esteve a perder por 5-3 e precisou de anular dois sets points na resposta ao serviço (muito bem resgatados) e a pressão que incutiu na reta final acabou por fazer-se sentir no serviço de Sara Lança, que cometeu duas duplas faltas para entregar ambos os jogos de serviço.
No segundo parcial, a desvantagem chegou a fixar-se em 3-0 e 4-1 a favor de Lança, mas ‘Pipa’ Santos voltou a entrar no marcador, já depois de pedir assistência médica ao joelho, e voltou a impor-se nos momentos finais, sempre com particular ênfase nas aberturas de ângulo e nas variações de ritmo na pancada de esquerda a uma mão.
Na segunda ronda, a tenista de 27 anos vai medir forças frente a Catarina Silva, sétima cabeça de série e número 14 do ranking nacional.