Salvador Monteiro entre os oito apurados para o quadro principal do Campeonato Nacional Absoluto

Sara Falcão/FPT

OEIRASSalvador Monteiro chegou ao Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto como um dos mais novos entre os 77 participantes no torneio masculino e cumpriu com sucesso o primeiro desafio a que se propôs ao carimbar, durante a tarde deste domingo, o apuramento para o quadro principal de singulares.

O jovem de 15 anos, que defende as cores da Escola de Ténis da Maia e está integrado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, celebrou a segunda vitória do fim de semana em dois sets ao passar por Guilherme Cruz com os parciais de 6-1 e 6-4.

Este resultado permitiu a Salvador Monteiro, campeão nacional de sub 12 em 2020 e de sub 14 em 2022, ficar com uma das oito vagas no quadro principal, onde terá como adversário Miguel Semedo.

12 anos mais velho, o jogador da Beloura Tennis Academy confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série do qualifying com uma segunda recuperação consecutiva, este domingo ao dar a volta a Tomás Cortez por 2-6, 6-3 e 6-1.

Do encontro entre Monteiro e Semedo sairá o primeiro oponente de Henrique Rocha, o português que mais lugares subiu no ranking ATP durante 2023 (de 850.º para 273.º) e que chega ao Jamor com cinco títulos ITF M25 na bagagem e visto como o grande favorito à conquista do título.

Será de outro duelo entre qualifiers que sairá o primeiro adversário de Jaime Faria. Um ano após ser o primeiro pré-designado, o lisboeta surge, desta feita, na segunda posição, cimentada pelo 426.º lugar na hierarquia mundial, e estará atento ao encontro entre João Maia e Guilherme Rosa. O primeiro venceu Duarte Trocado por 2-6, 6-2 e 6-2, enquanto o segundo levou a melhor contra Diogo Neves por 6-2 e 6-3.

As restantes vagas no quadro principal foram agarradas por Francisco Guimarães (6-3 e 6-3 sobre Tomás Tenil), Guilherme Manuel (6-2 e 6-3 contra Paulo António Silva), Ricardo Batista (6-2 e 6-3 sobre Daniel Lopes Silva) e Francisco Vilaça (venceu Tiago Valentim com 6-2 e 6-3).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share