OEIRAS — As irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge voltam a ser as principais candidatas ao título no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, mas o sorteio do quadro principal de singulares resultou em vários motivos de interesse logo a abrir.
As oito cabeças de série (ordenadas primeiro de acordo com o ranking WTA até ao top 1000, depois segundo o ranking nacional) ficaram isentas da primeira ronda, fase que terá como maior destaque o encontro entre Sara Lança (1052.ª WTA) e Ana Filipa Santos (atualmente sem classificação internacional depois de recuperar de lesão).
Esse frente a frente pertence ao quarto do quadro que tem Inês Murta (863.ª WTA) como principal favorita. A algarvia, quarta cabeça de série e vice-campeã nacional absoluta em 2014, 2015 e 2020, discutirá a segunda ronda com a vencedora do encontro entre qualifiers.
Na mesma metade, mas na parte inferior, Matilde Jorge (548.ª WTA) procurará alcançar pela quarta vez a final numa prova em que ainda persegue o primeiro título de singulares. A jovem vimaranense começará a campanha na segunda ronda com uma qualifier e em caso de vitória discutirá os quartos de final ou com Matilde do Canto Parreira (oitava favorita) ou com a vencedora do encontro entre Elizabet Hamaliy e Analu Freitas, outro dos duelos interessantes da etapa inaugural.
A metade superior é a que inclui Francisca Jorge. Para além de ser a número um nacional (fruto do 264.º lugar na classificação mundial feminina), a vimaranense de 23 anos é nada mais, nada menos do que a hexacampeã nacional em título e novamente a maior favorita à vitória final.
De regresso ao Jamor, começará a campanha ou contra Katarina Railean ou contra uma qualifier e nos quartos de final poderá encontrar Teresa Franco Dias.
Nesta mesma metade do quadro estão Angelina Voloshchuk (798.ª WTA) e Maria Garcia (1287.ª), respetivamente campeãs nacionais de sub 16 e sub 18 que podem cruzar-se nos quartos de final.
Campeonato-Nacional-Absoluto-2023-Quadro-Feminino