A bielorrussa Aryna Sabalenka deu início ao ataque ao título no WTA Finals com uma vitória muito autoritária sobre Maria Sakkari, mas foi pelas declarações muito críticas ao circuito feminino que mais deu que falar depois da estreia autoritária na edição que acontece em Cancún, no México.
Quer em conferência de imprensa, quer nas redes sociais, a número um do mundo não poupou nas palavras: “Estou feliz por ter conseguido manter-me concentrada, superar as condições e jogar bem, mas tenho de dizer que estou muito desiludida com a WTA e a experiência até agora no WTA Finals”, escreveu no Instagram.
“Como disse na minha conferência de imprensa desta noite, como jogadora sinto-me desrespeitada pela WTA. Acho que a maior parte de nós se sente. Este não é o nível de organização que esperamos para o WTA Finals. Para ser sincera, não me senti segura a movimentar-me no court, o ressalto da bola não é consistente e só ontem é que tivemos a possibilidade de treinar neste court. Isto não é aceitável com tanto em jogo”, continuou.
Apesar das fortes críticas à WTA, Sabalenka fez questão de “mostrar o meu apreço pelos organizadores locais e todos os que construíram o court em cima da hora e estão a trabalhar aqui no evento. Sei que não é culpa vossa e quero que saibam, bem como todos os fãs mexicanos, que aprecio tudo o que têm feito. Estou muito contente por estar no México, mas estou chateada com a WTA e com esta situação.”