O número quatro nacional Gonçalo Oliveira (241.º) arrancou na manhã desta quarta-feira o percurso no ITF de 15.000 dólares de Al Zahra de forma bem consciente e foi com uma exibição de sentido único que abriu caminho rumo à segunda eliminatória. A defender a posição de principal candidato ao título no Kuwait, o portuense precisou de pouco mais de 60 minutos para eliminar o neerlandês Julian Desousa (1870.º), por 6-1 e 6-2.
Destinado a rubricar o triunfo o mais rapidamente possível, Oliveira não se desviou do guião e duas quebras de serviço posicionaram-no na frente do marcador. Sempre a apresentar mais argumentos que o oponente, o português de 28 anos manteve o ascendente no encontro e foi com outros dois breaks que anulou todas as dúvidas que ainda poderiam surgir, ao cabo de cerca de uma hora.
Sem contrariedades pela frente para inserir o nome na segunda eliminatória da prova do Golfo Pérsico, Gonçalo Oliveira vai esta quinta-feira marcar duelo com o germânico Paul Woerner (1005.º), partida para a qual se volta a apresentar como claro favorito. Tem ainda compromisso marcado para esta jornada na variante de pares, onde defende o estatuto de terceiro pré-designado ao lado do compatriota Valentin de Carvalho.
Não percebo como o Gonçalo Oliveira continua a jogar ITFs de 15.000$ com o ranking que tem.
Tem de jogar com outro tipo de adversários para se poder apresentar no qualifying do AO em condições de ser competitivo.