A terceira edição do Loulé Ladies Open by Cimpor começa este domingo com 11 tenistas portuguesas em busca das oito vagas de apuramento para o quadro principal, onde já estão confirmadas outras quatro jogadoras “da casa”. Organizado pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis entre os dias 22 e 29 de outubro, o torneio integra a categoria W25, com 25.000 dólares em prémios monetários e 50 pontos WTA para a campeã.
O maior destaque entre o elenco do qualifying é o nome de Inês Murta. Depois de uma ausência de seis meses por causa de vários problemas físicos, a algarvia de 26 anos (863.ª classificada no ranking e ex-546.ª) regressa à competição perto de casa.
Isenta da primeira ronda por ser a sexta cabeça de série, só entrará em ação na segunda frente à compatriota Catarina Moreira. A vencedora desse encontro poderá discutir a ronda de apuramento com outra portuguesa, caso Teresa Franco Dias surpreenda a suíça Nicole Gadient (1259.ª).
Angelina Voloshchuk (799.ª WTA e campeã nacional de sub 16), Sara Lança (1056.ª WTA), Maria Garcia (1319.ª WTA e atual campeã nacional de sub 18), Carolina Mesquita (1368.ª no ranking), Maria Beatriz Teixeira, Carla Tomai e Inês Esteves também ficaram isentas da primeira ronda, que só uma portuguesa terá de disputar: a algarvia Iara Guerreiro Gonçalves, jovem de apenas 15 anos que representa o Clube de Ténis de Loulé e que jogará, “em casa”, o primeiro torneio da carreira no circuito profissional.
A sua adversária será India Rojano, britânica que é 12 anos mais velha, mas que até hoje só disputou cinco torneios e ainda procura a primeira vitória.