FARO — A francesa Manon Leonard (439.ª classificada no ranking WTA) agarrou a primeira vaga na final de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que assinala o regresso do circuito mundial feminino ao Centro de Ténis e Padel de Faro pela primeira vez desde 2002.
Numa meia-final de sentido único, a jovem de 22 anos levou a melhor contra a qualifier ucraniana Nadiya Kolb (763.ª) por claros 6-2 e 6-2 em apenas 1h18.
A realizar uma campanha irrepreensível na capital algarvia, Leonard começou a semana a afastar em três sets a primeira cabeça de série, Victoria Jimenez Kasintseva, mas o triunfo deste sábado foi o terceiro consecutivo em duas partidas.
Com muito toque de bola, a jovem gaulesa dominou do início ao fim frente a uma adversária oito anos mais velha e com mais dois encontros nas pernas, que não teve a capacidade física para resistir às constantes variações de ritmo (recorre muitas vezes ao slice quer com a esquerda, quer com a direita).
A final no BoConcept Faro Ladies Open será a sétima da carreira de Manon Leonard em singulares, mas a primeira desde que, em novembro de 2022, conquistou o útimo dos três ITF de 15.000 dólares que venceu nesse ano em Monastir, na Tunísia.
A decisão será discutida ou com a compatriota Harmony Tan (275.ª e ex-90.ª), ou com a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª).