FARO — Praticamente em simultâneo, Harmony Tan seguiu os passos da compatriota Manon Leonard e assegurou a vitória de uma tenista francesa na 12.ª edição do BoConcept Faro Ladies Open, mas primeira desde 2002. Em fevereiro, a etapa masculina do Centro de Ténis e Padel de Faro também foi ganha por um jogador francês.
Atualmente no 275.º posto de um ranking que já a viu atingir o 90.º lugar (foi em abril de 2022, alguns meses antes de brilhar em Wimbledon rumo à quarta ronda com uma vitória sobre Serena Williams para iniciar a campanha) a jogadora francesa confirmou o favoritismo e superou a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª) por 6-1 e 6-3.
Resolvida em 90 minutos, a meia-final teve contornos semelhantes à que se desenrolou em simultâneo no court adjacente: tal como Manon, também Tan imprime pouca velocidade na bola, mas o vasto arsenal e capacidade de variação quer do fundo do court, quer à rede permitiram-lhe aproveitar o desgaste físico de Berberovic — com um ténis mais físico e reto — para vencer em duas partidas.
Harmony Tan já conquistou dois títulos de singulares em Portugal (em Óbidos 2017 e Loulé 2021), mas tinha perdido as três meias-finais disputadas no nosso país em 2023: nos dois ITF de 40.000 dólares do Porto e no ITF de 100.000 dólares da Figueira da Foz.
De regresso a uma final em solo português, jogará a segunda decisão do ano (foi finalista de um W40 em Palma Rio, Espanha) em busca do primeiro título.
A vencedora do encontro entre Harmony Tan e Manon Leonard no domingo completará um ano de glória para os tenistas franceses no Centro de Ténis e Padel de Faro, pois Lucas Poullain sagrou-se campeão do Faro Open masculino no final de fevereiro.