Gastão Elias (339.º) não conseguiu dar seguimento à vitória rubricada na estreia da fase de qualificação do Challenger de Santa Fé, no domingo passado, e terminou a passagem pela Argentina da forma menos desejada. O português de 32 anos ainda teve bem em cima da mesa a possibilidade de recuperação frente ao anfitrião Alex Barrena (408.º), mas acabaria por optar pela desistência quando perdia por 6-3, 4-6 e 4-0 devido ao desgaste físico enfrentado nos últimos dias.
Uma quebra de ritmo no seu quarto jogo de serviço impediu que o primeiro parcial sorrisse para o lado de Elias, que passou a precisar de correr atrás do prejuízo, mas foi com distinção que cumpriu essa tarefa para restaurar a igualdade. Todavia, o jogador da Lourinhã já não teve armas suficientes para discutir um terceiro set onde o seu desgaste já era mais evidente e, na sequência de um smash a abrir o quinto jogo, acabou por não ver outra alternativa senão a desistência.
Ao Raquetc, o treinador Guilherme Balboa explicou que a decisão teve como motor principal a sobrecarga física experienciada desde a chegada à série de torneios sul-americanos, tendo inclusivamente o próprio Elias robustecendo, há uma semana, as críticas em relação às repercussões deixadas a nível físico pelas condições mais pesadas e lentas das bolas utilizadas. Ainda assim, garante que o alvo já se dirige para a próxima semana de competição, em Curitiba.