Qinwen Zheng (24.ª) havia transportados até ao derradeiro dia de competição as cores chinesas no WTA 500 de Zhengzhou e fez na tarde deste domingo o pleno perante o seu público ao adicionar ao palmarés o segundo título no WTA Tour. A jogadora chinesa de 21 anos, que competiu esta semana a pouco mais de 500 quilómetros da sua cidade natal, aproveitou da melhor maneira o regresso ao país e encerrou com chave de ouro ao bater na final a checa Barbora Krejcikova (18.ª), com uma reviravolta consumada por 2-6, 6-2 e 6-4.
Até foi a asiática a primeira a intrometer-se na liderança dos acontecimentos, mas o passo em frente foi dado em falso e rapidamente Krejcikova uniu as teias necessárias para dar a volta ao momento e vencer os cinco últimos jogos de forma seguida. Ainda assim, o golpe não foi forte o suficiente para agitar as pretensões de Zheng, que esteve bem a tempo não só para recuperar a igualdade no segundo set, como para manter o ascendente e completar a missão de ‘cambalhota’.
Dois meses e meio depois de ter aberto o livro no circuito principal com a conquista do torneio de Palermo, Qinwen Zheng aperfeiçoa o historial no mais elevado patamar do WTA Tour e a sua nova maior proeza dá-lhe asas para se juntar, pela primeira vez na carreira, ao grupo das 20 melhores atletas do mundo, prevendo-se uma subida a 19.ª classificada a acontecer já na atualização do ranking desta segunda-feira.