Sara Lança foi a única tenista portuguesa a inscrever o nome na terceira e última ronda do qualifying do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que assinala o regresso do circuito mundial feminino à capital do Algarve pela primeira vez em 21 anos. O torneio é organizado pelo Centro de Ténis e Padel de Faro com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro entre os dias 15 e 22 de outubro.
Atualmente no 1055.º lugar do ranking WTA, Sara Lança ficou isenta da primeira ronda da fase de qualificação graças ao estatuto de 11.ª cabeça de série e na segunda ultrapassou a jovem russa Miroslava Medvedeva, de apenas 15 anos e sem classificação profissional, por 6-2 e 6-1.
A tenista do Barreiro era a melhor classificada e também a mais experiente das seis portuguesas em jogo neste primeiro dia do BoConcept Faro Ladies Open e tornou-se na única a inscrever o nome na eliminatória de acesso ao quadro principal.
Esse apuramento será discutido na segunda-feira, logo a partir das 10 horas, com Gyeong Seo Lee (871.ª WTA).
A sul-coreana entrou a ganhar no torneio graças aos parciais de 7-5 e 6-3 contra Maryna Kolb, ucraniana que na parte da manhã afastou Carolina Mesquita por 6-1 e 6-1 num encontro relativo à primeira ronda.
Para além de Sara Lança, outras duas representantes lusas celebraram vitórias no Centro de Ténis e Padel de Faro, mas acabaram por ser travadas nesta que foi uma jornada dupla para muitas.
A primeira foi Maria Garcia, atual campeã nacional de sub 18 e 1357.ª WTA, ao impor-se por 6-2 e 6-0 perante a compatriota Carla Tomai antes de ceder por 6-3 e 6-0 contra a segunda favorita, Daria Lopatetska (6-3 e 6-0).
A outra foi Maria Beatriz Teixeira, algarvia que na semana passada jogou pela primeira vez um quadro principal do circuito profissional (foi afastada na ronda inaugural do W40 no The Campus, Quinta do Lago) e que este domingo levou a melhor contra a brasileira Giulia Pereira de Aguiar por 6-0, 4-6 e 11-9 antes de perder por 6-0 e 6-0 com a quinta favorita, a ucraniana Nadiya Kolb (720.ª WTA).
A participação portuguesa no qualifying ficou completa com a wild card Catarina Silva. Com um bye na primeira ronda, a tenista de 27 anos estreou-se no circuito internacional com uma derrota por 6-0 e 6-0 frente à polaca Marcelina Podlinska, número 919 mundial e nona pré-designada desta fase.
O BoConcept Faro Ladies Open prossegue na segunda-feira a partir das 10 horas com os oito encontros que darão a conhecer os nomes das últimas apuradas para o quadro principal de singulares.
Este será também o dia em que as cinco portuguesas com participação confirmada — Matilde Jorge (553.ª WTA) e as wild cards Angelina Voloshchuk (795.ª), Ana Filipa Santos, Milla Sequeira e Amália Suciu — ficarão a conhecer as primeiras adversárias.