O desejo antigo do Centro de Ténis e Padel de Faro passará a ser realidade este domingo, dia que assinala o regresso do circuito mundial feminino à capital do algarve pela primeira vez em 21 anos. Organizado com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro entre os dias 15 e 22 de outubro, o BoConcept Faro Ladies Open integra a categoria W25 (com 25.000 dólares de prémios monetários) do ITF World Tennis Tour e é pontuável para o ranking WTA.
O ténis feminino faz parte da história do Centro de Ténis e Padel de Faro, pois foi com o Faro Ladies Open que o clube se estreou, em 1992, na organização de provas pontuáveis para os rankings profissionais. O torneio feminino realizou-se entre 1992 e 2002 e o masculino acontece ininterruptamente desde 1994, o que faz com que este seja o torneio internacional e profissional há mais tempo em atividade em Portugal.
De regresso após um interregno de 21 anos, o BoConcept Faro Ladies Open começa às 9h30 deste domingo com os encontros do qualifying.
Entre as 38 participantes desta fase, a melhor classificada é Stephanie Judith Visscher, dos Países Baixos e número 559 mundial.
A comitiva portuguesa é composta por seis jogadoras, duas delas com ranking profissional: Sara Lança, número 1055 mundial, é a 11.ª cabeça de série e ficou isenta da ronda inaugural, tendo encontro marcado na seguinte com Miroslava Medvedeva; Maria Garcia é a atual campeã nacional de sub 18, está no 1357.º posto da hierarquia mundial e iniciará a campanha com a compatriota Carla Tomai.
Catarina Silva recebeu um wild card e ficou isenta da primeira eliminatória, enquanto a algarvia Maria Beatriz Teixeira jogará com a brasileira Giulia Pereira de Aguiar e Carolina Mesquita terá como primeira adversária a ucraniana Maryna Kolb.
Os quadros principais do BoConcept Faro Ladies Open só serão sorteados na segunda-feira, mas em singulares sabe-se que a principal candidata ao título será Victoria Jimenez Kasintseva.
A jovem de Andorra tem apenas 18 anos e está no 249.º lugar do ranking WTA, mas chegou a ser 121.ª em novembro de 2022, poucas semanas depois de ter conquistado em Loulé um outro torneio de 25.000 dólares. A prodígio andorrense venceu o Australian Open de sub 18 e chegou a número um mundial do mesmo escalão quando ainda tinha 14 anos.
A segunda melhor classificada na lista de inscritas é Harmony Tan (269.ª). Curiosamente, a francesa de 26 anos venceu a edição anterior da referida prova louletana, precisamente o mais recente dos oito troféus ganhos no circuito ITF. No entanto, foi depois dessa campanha que viveu a melhor fase da carreira, pois em abril de 2022 chegou ao 90.º lugar do ranking mundial e dois meses depois alcançou a fama mundial ao surpreender Serena Williams na primeira ronda de Wimbledon, onde chegou à quarta eliminatória.
A número um nacional, Francisca Jorge, optou por não competir esta semana, pelo que a irmã mais nova, Matilde Jorge, será a melhor tenista portuguesa em prova no BoConcept Ladies Open.
A jovem vimaranense de 19 anos está no 553.º lugar do ranking, obteve entrada direta no quadro principal e entretanto recebeu a companhia de quatro compatriotas, todas com wild cards: Angelina Voloshchuk, de apenas 16 anos (mas já campeã nacional de sub 18) e número 795 mundial, Ana Filipa Santos, Milla Sequeira e a algarvia Amália Suciu.