Nuno Borges continua a desbravar caminho em Shenzhen e na manhã deste sábado carimbou o apuramento para a final do Challenger 100 organizado na localidade chinesa, onde jogará a oitava decisão da carreira e terceira do ano no circuito secundário.
A muito bom nível durante toda a semana, o melhor tenista português da atualidade (ocupa o 86.º lugar no ranking) assinou a vitória mais autoritária ao “despachar” o bielorrusso Egor Gerasimov (ex-top 70 e atual 503.º) com os parciais de 6-2 e 6-1 em apenas 56 minutos.
O primeiro serviço não atingiu os níveis dos dias anteriores (cinco ases e apenas 50% de primeiras bolas colocadas), mas nunca deixou o maiato em situações de aperto e a elevada qualidade da resposta permitiu-lhe consumar quatro breaks para selar a vitória mais autoritária e mais rápida do ano.
O norte-americano Aleksandar Kovacevic (146.º), que venceu o argentino Pedro Cachin (71.º) por 6-4 e 7-6(7), será o derradeiro adversário de Nuno Borges em Shenzhen.
Esta será a oitava final da carreira no ATP Challenger Tour para o jogador português, com um registo de 4-3 nas anteriores e de 2-0 em 2023, um ano que já lhe deu títulos no Challenger 125 Monterrey e no Challenger 175 de Phoenix (este último o mais importante de sempre para um tenista luso no circuito secundário).