Henrique Rocha foi o primeiro de três portugueses a entrar em ação na jornada desta sexta-feira em Cabanas de Tavira e levou a melhor num duelo de cabeças de série para inscrever o nome nas meias-finais de singulares do Tavira Men’s Open 1.
Número 321 mundial e segundo pré-designado (é a primeira vez que ocupa a segunda linha na lista de favoritos), o jovem luso de apenas 19 anos impôs-se ao italiano Andrea Guerrieri (613.º ATP e sétimo cabeça de série) em duas partidas, com os parciais de 7-6(4) e 6-2.
À procura do quinto título naquela que está a ser a época de afirmação no circuito profissional (já subiu mais de 500 lugares no ranking), Henrique Rocha discutirá o apuramento para a final com um jogador que bem conhece: Sebastian Fanselow.
O alemão ocupa o 394.º lugar na hierarquia mundial, tem a seu cargo o estatuto de terceiro cabeça de série e vive em Portugal há vários anos. Esta sexta-feira superou o ucraniano Aleksandr Braynin (754.º) por 6-1 e 7-5.
Ainda esta sexta-feira, também Jaime Faria (quarto cabeça de série) e Tiago Pereira, que joga em casa, tentarão seguir para as meias-finais. Se ambos o conseguirem ficará desde logo garantida a presença de um português na decisão de domingo.