Os portugueses Martim Simões, Francisco Oliveira, João António e Diogo Marques apuraram-se, esta segunda-feira, para a terceira e última ronda do qualifying do primeiro ITF de 25.000 dólares em Cabanas de Tavira, no Algarve.
A defender o estatuto de 13.º cabeça de série, Martim Simões registou a segunda vitória consecutiva contra um compatriota ao impor os parciais de 7-6(5) e 6-1 contra Tomás Cortez.
Desta forma, o jovem de 19 anos, que recentemente conquistou o primeiro ponto ATP da carreira (ocupa o 1893.º lugar no ranking), marcou encontro com Patrick Schoen.
O suíço treina há vários anos na Felner Tennis Academy, nas Caldas da Rainha, e este ano sagrou-se campeão europeu de juniores.
Francisco Oliveira surpreendeu o britânico Felix Mischker, 10.º cabeça de série, por 6-2 e 6-2 e agendou encontro com outro favorito (sexto), o turco Kuzey Cekirge.
Diogo Marques foi o responsável pelo afastamento do segundo pré-designado, o finlandês Eero Vasa, graças aos parciais de 7-6(5) e 6-4 e discutirá a passagem ao quadro principal com Tomas Vaise, da Lituânia.
Por último, João António venceu o compatriota Gonçalo Falcão por claros 6-0 e 6-4 e juntou-se ao dinamarquês Johannes Ingildsen, primeiro pré-designado, na ronda final.