Gastão Elias (366.º) não conseguiu dar seguimento à vitória conquistada na ronda inaugural da fase de qualificação do Challenger de Buenos Aires e ficou esta segunda-feita aquém do necessário para reservar uma vaga no quadro principal do torneio argentino. O jogador da Lourinhã teve argumentos em falta para complicar as contas ao mais credenciado Marco Trungelliti (236.º), que ainda em menos de uma hora e meia agarrou a vitória com 6-1 e 6-4.
Nenhum dos primeiros jogos de serviço de ambos os lados foi ameaçado, mas pouco depois o jogador da casa pôs o plano em marcha e duas quebras de serviço sem resposta colocaram Elias numa posição mais frágil. A precisar de dar a volta ao resultado e agora sem margem para errar, o português ainda restaurou as aspirações com um break madrugador conquistado no segundo set, mas Trungelliti demonstrou que queria resolver a missão o mais rápido possível e evitou esforços redobrados ao vencer cinco dos seis últimos jogos da partida.
Anuladas as hipóteses de apuramento frente ao antigo 112.º mundial, Gastão Elias prepara a segunda de seis semanas na América do Sul e, para já, não atravessa a fronteira: tem presença marcada no Challenger de Santa Fé, onde volta na próxima semana a ter de iniciar o percurso na fase de qualificação.