O português João Sousa (285.º classificado no ranking ATP) não conseguiu dar seguimento à boa entrada no Challenger 125 de Bratislava, na Eslováquia, e foi eliminado na ronda de acesso ao quadro principal de singulares.
Um dia depois de começar a prova com o pé direito, o tenista português de 34 anos cedeu em três partidas para Martin Damm (330.º e campeão do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open há menos de um mês) pelos parciais de 6-3, 6-7(4) e 6-1.
Em condições favoráveis ao norte-americano, um bom servidor com 2.03 metros, Sousa só conseguiu criar um ponto de break ao longo dos 110 minutos de duelo, mas foi já no tie-break da segunda partida que fez a diferença. De resto, Damm esteve sempre bastante mais confortável nos jogos de serviço graças à qualidade e eficácia da sua pancada (apontou 22 ases, colocou 78% das primeiras bolas e venceu 83% desses pontos).
A derrota desta segunda-feira colocou um ponto final na participação de João Sousa, que ao longo dos próximos dias se manterá na expetativa em relação a uma possível — mas remota — participação num dos dois ATP 250 previstos para o continente europeu: em Antuérpia (Bélgica) e Estocolmo (Suécia), em ambos a mais de 25 desistências de conseguir um lugar no qualifying.