LISBOA — O confronto 100% nacional entre Matilde Jorge (553.ª) e Maria Inês Santos Oliveira foi o primeiro a contar com presença portuguesa no torneio feminino de 40.000 dólares englobado no Del Monte Lisboa Belém Open e a vitória não demorou a sorrir à mais credenciada das jogadoras. Ao fim de 42 minutos, a jovem jogadora vimaranense impôs-se pelos parciais de 6-1 e 6-1.
Com a lição bem estudada para evitar a surpresa na estreia, Jorge rapidamente colocou o pé no acelerador de forma bem determinada e num ápice colocou-se a dominar com dois breaks de vantagem. Oliveira ainda segurou o primeiro jogo de serviço do segundo capítulo, mas foi novamente a número dois nacional a ter mais eficácia e a firmar duas outras quebras de serviço que encerraram a disputa ainda em menos de uma hora.
Às portas de se juntar à irmã Francisca Jorge (266.ª) no quadro principal, Matilde Jorge procurará esta segunda-feira fazer o pleno na fase de qualificação e até pode disputar a vaga frente a uma das compatriotas em jogo. Para se efetivar um novo duelo entre figuras da casa, Maria Garcia (1367.ª) terá de sair por cima do confronto com a espanhola Andrea Lazaro Garcia (413.ª).
Sem conseguir ultrapassar a primeira barreira do qualifying esteve a jovem portuguesa Catarina Moreira que, à semelhança da transata edição da prova lisboeta, voltou a ceder na estreia frente à espanhola Guiomar Maristany Zuleta de Reales (405.ª), com os parciais de 6-0 e 6-0.