Francisco Cabral não conseguiu dar continuidade à vitória celebrada na estreia no quadro de pares do ATP 250 de Astana e falhou na manhã deste domingo a oportunidade de acesso às meias-finais. Ao lado do brasileiro Rafael Matos, o número um português da variante cedeu pelos parciais de 6-1 e 6-4 frente à dupla formada pelos neerlandeses Robin Haase e Botic van de Zandschulp.
A uma quebra de serviço sofrida logo na fase madrugadora, juntaram-se outros dois deslizes nos jogos de serviço de Cabral e Matos, que ao cabo de 24 minutos viam escapar o primeiro parcial. No segundo capítulo da partida, o duo luso-brasileiro ainda esteve apto para recuperar de um novo break perdido mas, mais tarde, os oponentes voltaram a ser mais eficazes para ditar o fim de linha do portuense.
Concluída a participação de estreia no Cazaquistão uma semana depois de terem alcançado a final do torneio de Chengdu, Francisco Cabral e Rafael Matos despedem-se de Astana e põem termo à representatividade portuguesa esta semana no ATP Tour, depois de também Nuno Borges ter cedido na segunda eliminatória daquele mesmo evento.