O português Francisco Cabral (54.º classificado no ranking mundial de pares) apurou-se, na tarde deste domingo, para as meias-finais de pares do ATP 250 de Chengdu ao lado do brasileiro Rafael Matos e marcou encontro com o compatriota e amigo Nuno Borges, com quem está habituado a unir esforços.
Segundos cabeças de série, o português e o brasileiro voltaram a enfrentar dificuldades por causa da chuva, mas uma vez superado o mau tempo conseguiram confirmar o favoritismo e levaram a melhor contra o cazaque Alexander Bublik e o sérvio Miomir Kecmanovic por 6-3 e 6-3.
Nuno Borges já tinha triunfado na véspera ao lado do francês Arthur Rinderknech para chegar pela terceira vez na carreira às meias-finais de pares de um torneio ATP, depois de duas vezes — ambas no Millennium Estoril Open — com Francisco Cabral.
Depois de 58 torneios como parceiros (com destaque para nove títulos em 14 finais do ATP Challenger Tour), inclusive há uma semana quando voltaram a representar Portugal na Taça Davis, Cabral e Borges estarão frente a frente pela primeira vez.
Cabral procura, em Chengdu, a quinta final de pares em torneios ATP e a segunda ao lado de Matos (foram vice-campeões em Bastad), enquanto Borges persegue a segunda decisão.