BRAGA — O jovem Rodrigo Fernandes recebeu um wild card e vai estrear-se em torneios do ATP Challenger Tour no qualifying do Braga Open, que começa este domingo com seis tenistas portugueses a tentarem chegar ao quadro principal onde estão outros quatro.
Aos 16 anos, o jogador do Clube de Ténis de Braga viveu dois momentos inesquecíveis no último mês — primeiro ao sagrar-se campeão nacional do escalão de sub 18, depois ao conquistar o primeiro ponto ATP da carreira — e terá mais um este domingo, quando defrontar o alemão Timo Stodder (264.º) no encontro que assinalará a estreia em torneios do circuito secundário.
Para além de Rodrigo Fernandes, outros cinco portugueses irão a jogo na fase de qualificação do quinto Braga Open. Entre eles, destaca-se o ex-campeão (2019) João Domingues, atualmente no 661.º lugar do ranking e ex-150.º, que terá pela frente o suíço Henri Laaksonen (316.º e ex-84.º).
Duarte Vale (619.º) também entrou como alternate e terá Nikolas Sanchez Izquierdo (289.º) como primeiro oponente. Os restantes wild cards foram entregues a Tiago Pereira (924.º), Pedro Araújo (939.º) e Fábio Coelho (1.096.º), atual campeão nacional absoluto.
No quadro principal da quinta edição do Braga Open estão já João Sousa (inicialmente convidado pela organização, mas que entretanto entrou como alternate, libertando esse convite) e os wild cards Gastão Elias, Henrique Rocha e Jaime Faria.
Braga-Open-2023-—-Qualifying