O português Henrique Rocha (371.º ATP) conquistou, esta sexta-feira, o acesso às meias-finais do último ITF de 25 mil dólares de Sintra. Num duelo totalmente luso, o terceiro cabeça de série superou o compatriota Jaime Faria (531.º), oitavo pré-designado, com os parciais de 6-3, 1-6 e 6-3.
Embora o primeiro break do encontro tenha pertencido a Faria, logo no jogo inaugural, Rocha não perdeu tempo em devolver a gentileza e assumiu rapidamente o comando do marcador. O primeiro parcial acabou por se desenhar através de várias quebras de serviço, mas no final foi o melhor cotado dos dois a adiantar-se.
A resposta de Jaime Faria veio na segunda partida. O jovem conseguiu maior solidez na hora de servir, atacou o segundo serviço do adversário e capitalizou em metade das oportunidades de break criadas (2/4) para construir um resultado desnivelado e adiar a decisão para a terceira e derradeira partida, onde os papéis se inverteram.
Henrique Rocha tirou uma página do livro de Faria e atacou o segundo serviço do oponente com tudo o que tinha, criando aí uma fonte de desequilíbrio. Com duas quebras de serviço em três oportunidades, o tenista de 19 anos carimbou a vitória.
Apurado para as meias-finais, Henrique Rocha já sabe que vai ter de defrontar um compatriota no acesso à final, pelo que também é garantido que um português vai jogar pelo título em Sintra. O tenista luso fica a aguardar pelo desfecho do confronto entre Gonçalo Oliveira (242.º) e Tiago Pereira (934.º).
Ainda esta manhã, Pedro Araújo (943.º) e Duarte Vale (556.º) falharam o acesso às meias-finais. O primeiro foi afastado pelo norte-americano Martin Damm (374.º) por 6-3 e 6-4, ao passo que o segundo caiu às mãos do alemão Sebastian Fanselow (453.º) com os parciais de 6-4 e 6-1.