Momentos depois de Matilde Jorge ter sido barrada de avançar para os quartos de final do ITF de 60.000 dólares de Montreux, na Suíça, também a irmã Francisca Jorge não teve razões para celebrar e despediu-se da variante de singulares. A número um nacional não reuniu armas suficientes para surpreender a primeira favorita ao título, Lucrezia Stefanini (102.ª), e concluiu o percurso com uma derrota por 7-5 e 6-2.
A vimaranense de 22 anos, que até chegou a comandar o primeiro parcial por diversas ocasiões, não soube gerir um primeiro fosso de 3-0 e foi ‘apanhada’ pelas investidas da mais cotada adversária italiana, que ripostou a tempo para conquistar o capítulo em questão. Já no segundo set, a quebra de ritmo da jogadora lusa foi determinante para o que restou da partida.
Francisca Jorge, que falha assim a possibilidade de alcançar os quartos de final de singulares naquela cidade helvética, passa a focar-se de forma exclusiva na variante de pares e regressa ainda na tarde desta quinta-feira à ação. Une-se à irmã Matilde Jorge e ambas querem obedecer ao estatuto de primeiras cabeças de série frente a Berta Bonardi e Tina Nadine Smith.