No mesmo dia em que Matilde Jorge assegurou o apuramento para o quadro principal ao ultrapassar as duas barreiras necessárias na fase prévia, também a mais veterana das irmãs, Francisca Jorge, teve motivos para sorrir. A número um nacional iniciou o percurso no ITF de 60.000 dólares de Montreux com uma reviravolta que a transportou para a segunda eliminatória.
Depois de uma entrada em falso perante a italiana Dalila Spiteri (323.ª), a portuguesa de 22 anos fez o que lhe competia para perseguir a ‘cambalhota’ no marcador e apoderou-se do domínio nos dois últimos sets para firmar a vitória ao cabo de pouco mais de duas horas, por 3-6, 6-3 e 6-4.
Francisca Jorge, que compete igualmente na variante de pares ao lado da irmã (e ambas defendem o estatuto de grandes favoritas ao título), tem o caminho aberto até aos oitavos de final da prestigiada prova do ITF World Tennis Tour e arrisca-se a desafiar a primeira cabeça de série Lucrezia Stefanini (102.ª), caso esta convença diante de Kathinka von Deichmann (366.ª).