Aryna Sabalenka (2.ª) deu esta terça-feira continuidade a um percurso de alto nível em Flushing Meadows e deixou mais uma barreira para trás ao bater Daria Kasatkina (14.ª) por 6-1 e 6-3 e completar o grupo dos quartos de final. Nas declarações após a vitória, a bielorrussa — que será a nova número um mundial já na próxima semana — confessou que foi com surpresa que se apercebeu da confirmação de ascensão ao topo.
“Só soube esta manhã, abri o telefone e pensei: ‘Hoje tenho encontro, só me preciso de preocupar com isso’. Agradeço a todos pelas mensagens e apoio, mas tentei manter a concentração porque não podia deixar que uma notícia assim me distraísse”, explicou a jogadora de Minsk em conferência de imprensa.
Ainda que veja como garantida uma das suas maiores metas, Sabalenka assegurou que a notícia em nada alterou a preparação para o compromisso: “Não fiz nada de diferente, só tentei seguir o plano do encontro, no que tinha de fazer para vencer e concentrei-me em mim mesma, no meu ténis e sem pensar no resto. Fico feliz que tudo tenha funcionado bem, por ter conseguido manter a concentração do início ao fim para vencer em dois sets.”
A dias de ‘roubar’ a hegemonia a Iga Swiatek, a ainda número dois mundial admitiu que, na verdade, esperava conquistar o trono numa final com a polaca: “Estava para ir dormir, mas o encontro estava muito interessante. Pensei ver os primeiros jogos e assim o fiz, depois tinha de me deitar e não podia ver até ao final. Mas estava muito curiosa para ver o que se iria passar, apesar de ter de me concentrar no encontro de hoje. Sinceramente, não queria que Iga perdesse, pensava que ela ia chegar à final. Não queria tornar-me número um desta maneira, queria uma batalha com ela.”