Longe dos holofotes, Qinwen Zheng (23.ª) já tinha vindo a traçar um percurso que lhe permitiu alcançar a melhor marca em torneios do Grand Slam. Esta segunda-feira, a jogadora chinesa deu mais um novo passo de gigante e anulou as esperanças de Ons Jabeur (5.ª) ao liderar por 6-2 e 6-4 e consequentemente reservar, pela primeira vez na carreira, um lugar nos quartos de final de provas desta magnitude.
Numa partida de verdadeiro sentido único, a jogadora asiática beneficiou de uma entrada algo apática da teórica favorita à vitória e três quebras de serviço consecutivas fizeram a diferença perante apenas uma consentida. E Zheng transportou o ascendente para o que restou da partida, uma vez que no segundo capítulo outros três breaks contrastaram contra dois sofridos.
Com apenas 20 anos, a jovem promessa de Hubei atinge pela primeira vez o grupo das oito melhores em ação em provas Major e adia o sonho de Ons Jabeur em somar um primeiro título desta categoria. O foco de Qinwen Zheng está no acesso a umas ainda mais impressionantes meias-finais, mas para isso terá de somar o quinto triunfo da quinzena frente ao nome que se segue: Daria Kasatkina (14.ª) ou Aryna Sabalenka (2.ª) — que lutam entre si pela última vaga para os ‘quartos’.