Uma semana depois de ter furado a fase de qualificação do Challenger de Maiorca — tendo vindo a perder para Frederico Silva na ronda de abertura do quadro principal —, Gastão Elias (358.º) não conseguiu repetir o mesmo desfecho em Sevilha e saiu de cena no desafio de estreia. Incapaz de defender o estatuto de quarto favorito ao apuramento, o português despediu-se esta segunda-feira ao ceder diante do espanhol Inigo Cervantes (1035.º), por 6-3 e 6-4.
O lourinhanense de 32 anos até foi o primeiro a fazer soar o alarme de quebra de serviço, mas as investidas demonstraram-se infrutíferas e, pouco depois, Cervantes não teve piedade e deu o passo em frente, mantendo-se depois impenetrável para conquistar o primeiro capítulo.
Elias voltou a não conseguir reunir as armas necessárias para almejar uma eventual reviravolta na conjuntura e num desenrolar de segundo parcial caracterizado pela estabilidade nos jogos de serviço foi novamente Cervantes a apoderar-se do protagonismo para alcançar a vitória com um novo break.
Adiada a oportunidade de voltar aos quadros principais do circuito secundário, Gastão Elias não tem para já marcada nenhuma paragem competitiva na próxima semana e deixa a representação portuguesa no ATP Challenger agora a cargo de João Sousa e Frederico Silva, ambos a atuar em Cassis, França.