O verão dourado de Coco Gauff em casa conheceu mais um capítulo na jornada deste domingo, dia em que a jovem norte-americana de 19 anos levou a melhor no duelo de gerações com Caroline Wozniacki, de 33 anos, para igualar a melhor prestação da carreira no US Open ao carimbar o acesso aos quartos de final.
Num dos encontros mais aguardados da jornada, a jogadora da casa esteve longe do seu melhor e cometeu 44 erros não forçados ao longo de 1h59, mas conseguiu recuperar de um break se atraso na terceira partida para vencer por 6-3, 3-6 e 6-1.
Aos 19 anos, Coco Gauff tornou-se na mulher norte-americana mais nova desde Serena Williams, em 1999 e 2000, a alcançar quartos de final consecutivos no US Open.
Para o fazer, a número seis mundial teve de quebrar a consistência da dinamarquesa, que fez uso da sua imagem de marca para a obrigar a várias trocas de bolas prolongadas, e ignorou os conselhos de um dos seus novos treinadores, o compatriota Brad Gilbert (trocando a paciência que lhe era pedida por um nível de agressividade acima), para prolongar a estadia em Nova Iorque ao vencer os últimos seis jogos do duelo.
Campeã em Washington (um WTA 500) e em Cincinnati (um WTA 1000) antes de viajar para o US Open, Coco Gauff registou a nona vitória consecutiva e a 14.ª nos últimos 15 encontros disputados — todos na América do Norte — para igualar a campanha de há um ano.
E poderá ter como próxima adversária uma jogadora contra a qual recentemente descobriu, finalmente, a chave, caso Iga Swiatek confirme o favoritismo contra Jelena Ostapenko. Gauff venceu Swiatek pela primeira vez em oito duelos a caminho do título no Ohio, o último torneio que ambas disputaram antes do US Open.