A campeã em título Angelina Voloshchuk repetiu, este sábado, o apuramento para a final do Campeonato Nacional de Sub 16, que vai discutir com Analu Freitas, uma estreante em decisões individuais. Mas antes, ainda este sábado, as duas tentarão conquistar, lado a lado, o título de pares.
Primeira cabeça de série e indiscutível favorita à conquista do título em 2023, Angelina Voloshchuk (que aos 16 anos ocupa o 856.º lugar no ranking WTA) voltou a celebrar uma vitória autoritária ao passar por Carolina Correia, do Clube de Ténis de Braga, com os parciais de 6-1 e 6-2.
Nos encontros anteriores, a jogadora do AHEAD Clube de Ténis passou por Iara Guerreiro Gonçalves com 6-0 e 6-0, Maria Sardinha com 6-1 e 6-1 e Matilde do Canto Parreira por 6-0 e 6-0.
Campeã nacional de sub 16 há um ano graças ao triunfo sobre Maria Garcia, Angelina Voloshchuk tentará tornar-se na oitava portuguesa a vencer a prova em pelo menos duas ocasiões.
Do outro lado da rede no encontro decisivo estará uma jogadora que chegou pela primeira vez à final de singulares de um campeonato nacional, mas que já deu provas do seu valor em mais do que um escalão.
Quarta cabeça de série, a jogadora do CIF impôs-se no duelo com Madalena Santos (do Clube de Ténis do Porto e segunda pré-designada) graças aos parciais de 6-4 e 6-4.
Com a quarta vitória da semana (terceira em dois sets, pois na véspera precisou de mais um para dar a volta a Teresa Poppe e vencer por 3-6, 6-3 e 6-1), Analu Freitas assegurou o melhor resultado da carreira num campeonato nacional, depois de ter sido semifinalista em sub 16 e sub 18 no ano de 2021.