Gonçalo Marques conquista o primeiro ponto ATP da carreira aos 17 anos

Sara Falcão/FPT

O jovem português Gonçalo Marques conquistou, esta quarta-feira, o primeiro ponto ATP da carreira ao ultrapassar a primeira ronda do quadro principal de singulares do ITF de 25.000 dólares de Idanha-a-Nova, que começou no qualifying.

A competir num torneio do circuito internacional apenas pela terceira vez (segunda consecutiva), o jovem de 17 anos já tinha celebrado duas vitórias na fase de qualificação, ambas contra compatriotas, e esta quarta-feira prolongou a campanha de sonho ao superar o norte-americano Jake Van Emburgh (sete anos mais velho e número 1010 mundial) em dois sets, por 7-6(5) e 6-4, após 1h52.

Há exatamente dois anos, Gonçalo Marques juntou o título de campeão nacional de sub 16 aos de sub 14 (conquistado em 2020) e de sub 12 (em 2018).

Entretanto mudou-se para a JC Ferrero Equelite Sport Academy, a academia de Juan Carlos Ferrero em Alicante, e na semana passada optou por competir no primeiro ITF de 25.000 dólares de Idanha-a-Nova em detrimento de disputar o título de campeão nacional de sub 18 (o único que ainda não venceu como juvenil), mas caiu na primeira ronda do qualifying.

Já esta semana, no mesmo palco, foi bem-sucedido no qualifying e garantiu não só a primeira presença, como a primeira vitória num quadro principal, que lhe permitirá estrear-se no ranking ATP a 12 de setembro, quando a hierarquia masculina voltar a ser atualizada.

Na segunda ronda, o jovem de 17 anos terá pela frente o compatriota Gonçalo Oliveira, que é o primeiro cabeça de série e só precisou de 58 minutos para ultrapassar a estreia nesta mesma jornada.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share