Se houve alguém a estar entre a espada e a parede na primeira ronda do US Open foi Hubert Hurkacz, mas o polaco conseguiu dar a volta a um encontro que parecia perdido para evitar mais uma enorme surpresa na primeira ronda do Grand Slam norte-americano.
O número 17 do ranking mundial esteve a perder por 6-4, 7-5 e 5-4 contra Marc-Andrea Huesler, mas na última oportunidade possível quebrou em branco o serviço ao suíço quando este serviu para a vitória… e a partir daí tudo mudou.
Com a igualdade restabelecida na terceira partida, Hurkacz e Huesler seguiram para o tie-break, que foi de sentido único para o polaco: venceu nada mais, nada menos do que os sete pontos disputados para confirmar o início da reviravolta e, de certa forma, sentenciar o duelo.
Depois de operar a recuperação milagrosa na terceira partida, Hurkacz tornou-se mais agressivo, elevou o nível da pancada de serviço e não deu qualquer hipótese a Huesler de retaliar, não enfrentando qualquer ponto de break a caminho da celebração num encontro que acabou por só ultrapassar por alguns minutos as três horas de duração atendendo ao desenrolar de sentido único dos últimos dois sets.
Na segunda ronda, Hubert Hurkacz terá pela frente o britânico Jack Draper, que aos 21 anos ocupa o 123.º lugar do ranking depois de ter sido 38.º no início do ano, antes de uma lesão o manter afastado dos courts durante vários meses. O jovem de Sutton não teve problemas em superar o moldavo Radu Albot (6-1, 6-4 e 6-3).