O português Francisco Cabral (53.º classificado no ranking mundial de pares) será um dos primeiros tenistas a ir a jogo na jornada desta quarta-feira no US Open, tendo o primeiro encontro em Nova Iorque ao lado do brasileiro Rafael Matos (48.º) agendado logo para as 11 horas locais, 16 horas em Portugal Continental.
A competir pela segunda vez no torneio do Grand Slam norte-americano, mas primeira ao lado daquele que desde maio se tornou no seu parceiro fixo, o melhor “duplista” luso da atualidade irá a jogo no Court 9.
Francisco Cabral e Rafael Matos terão como primeiros adversários em Flushing Meadows os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, décimos primeiros cabeças de série.
O encontro no US Open será o quarto de Francisco Cabral contra estes oponentes só em 2023, com o portuense de 26 anos a registar um saldo positivo de 2-1: começou por perder ao lado de Nuno Borges nas meias-finais do Millennium Estoril Open, mas depois derrotou-os com o cazaque Aleksandr Nedovyesov a caminho da final no ATP 250 de Banja Luka e semanas mais tarde vingou a derrota ao lado de Nuno Borges rumo à final do Challenger 175 de Aix-en-Provence.
Todos estes encontros aconteceram antes de Cabral e Matos darem início à parceria que se prolonga desde a segunda metade do mês de maio e que no US Open conhecerá o terceiro capítulo em torneios do Grand Slam, depois da terceira ronda em Roland-Garros e da segunda em Wimbledon.
Se forem bem-sucedidos, Francisco Cabral e Rafael Matos discutirão a segunda eliminatória com os vencedores do encontro entre Tallon Griekspoor/Thanasi Kokkinakis (Países Baixos e Austrália, respetivamente) e os norte-americanos Alexander Frusina e Adhithya Ganesan.