Ausente da edição de 2022, Elina Svitolina (26.ª WTA) regressou, esta terça-feira, ao US Open com uma vitória muito convincente. A tenista ucraniana exibiu-se a um nível muito alto e derrotou a alemã Anna-Lena Friedsam (90.ª), por 6-3 e 6-1, em apenas uma hora.
Com apenas seis pontos perdidos ao serviço em todo o encontro, Svitolina destacou-se pela forma como massacrou o «saque» da adversária. Agressiva nas respostas e a ditar o ritmo dos pontos, a semifinalista da edição de 2019 venceu 50% dos pontos disputados no serviço de Friedsam. Se olharmos só ao segundo serviço da germânica, Svitolina conseguiu uma taxa de sucesso de 75%.
Ainda no aspeto estatístico e para ajudar a explicar o domínio da tenista melhor cotada surgem os números ligados aos winners e aos erros não-forçados. Em ambos, a supremacia de Svitolina foi evidente: 22 winners e apenas quatro erros. Friedsam, por outro lado, rubricou apenas seis winners e acumulou 19 erros diretos.
Semifinalista em 2019 e quartofinalista em 2021, Elina Svitolina está de regresso à segunda ronda em Flushing Meadows. A tenista de Odessa fica agora a aguardar pela vencedora do embate entre Anastasia Pavlyuchenkova (98.ª) e Fiona Crawley (729.ª).