Tal como em Paris e em Londres, também em Nova Iorque a estadia de Maria Sakkari foi curta: apesar de ser uma das cabeças de série, a grega voltou a ser a primeira a cair entre as favoritas e sofreu a quarta derrota consecutiva em torneios do Grand Slam, um nível a que já não vence desde o início da época.
Desta vez, a responsável pela eliminação da tenista de Atenas foi Rebeka Masarova, espanhola que está no 71.º lugar do ranking e que, em abril, venceu o Oeiras Ladies Open (ITF de 100.000 mil dólares) no Jamor.
6-4 e 6-4 foram os parciais que significaram a terceira saída consecutiva de Sakkari na primeira ronda de um torneio do Grand Slam e que permitiram a Masarova alcançar um triunfo inédito em Flushing Meadows.
Atualmente no oitavo lugar do ranking, a grega foi semifinalista de Roland-Garros e deste mesmo US Open em 2021, mas desde aí só celebrou uma vitória na Big Apple e tem registado os piores resultados da carreira a este nível, apesar de ser cabeça de série há 18 eventos consecutivos.
Em sentido contrário, Karolina Muchova (responsável por duas das derrotas de Maria Sakkari em Roland-Garros) não olhou a meios e só cedeu quatro jogos a caminho do triunfo por 6-4 e 6-0 contra a Storm Hunter que a tornou na primeira jogadora a seguir para a segunda eliminatória do US Open.