O português Francisco Cabral (53.º classificado no ranking mundial de pares) ficou este domingo a saber que terá pela frente uma dupla cabeça de série no regresso a Nova Iorque para participar pela segunda vez no US Open, mas primeira ao lado do brasileiro Rafael Matos (48.º).
Depois de uma passagem curta pelo único torneio de preparação em solo norte-americano, em Winston-Salem, a dupla luso-brasileira terá como primeiros adversários em Flushing Meadows os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, décimos primeiros cabeças de série.
O encontro no US Open será o quarto de Francisco Cabral contra estes oponentes só em 2023, com o portuense de 26 anos a registar um saldo positivo de 2-1: começou por perder ao lado de Nuno Borges nas meias-finais do Millennium Estoril Open, mas depois derrotou-os com o cazaque Aleksandr Nedovyesov a caminho da final no ATP 250 de Banja Luka e semanas mais tarde vingou a derrota ao lado de Nuno Borges rumo à final do Challenger 175 de Aix-en-Provence.
Todos estes encontros aconteceram antes de Cabral e Matos darem início à parceria que se prolonga desde a segunda metade do mês de maio e que no US Open conhecerá o terceiro capítulo em torneios do Grand Slam, depois da terceira ronda em Roland-Garros e da segunda em Wimbledon.
Se forem bem-sucedidos, Francisco Cabral e Rafael Matos discutirão a segunda eliminatória com os vencedores do encontro entre Tallon Griekspoor/Thanasi Kokkinakis (Países Baixos e Austrália, respetivamente) e os norte-americanos Alexander Frusina e Adhithya Ganesan.