O português João Sousa (número 269 mundial) ficou a cinco pontos de carimbar o apuramento para a final de um torneio do ATP Challenger Tour pela segunda vez consecutiva, desta feita em Praga, na República Checa.
Frente a frente com o francês Gabriel Debru, que há um ano foi número um de sub 18 e atualmente ocupa o 355.º posto na hierarquia profissional, o melhor tenista português liderou por 3-1 na derradeira partida e já depois de deixar escapar o break de vantagem teve três pontos de break consecutivos ao 4-3, mas não conseguiu concretizar as oportunidades e perdeu por 5-7, 6-3 e 6-4 ao cabo de 2h46.
Caso tivesse vencido o encontro desta sexta-feira, João Sousa teria alcançado a segunda final nos últimos dois torneios disputados, três semanas depois de ter terminado a edição mais importante de sempre do Porto Open masculino (um Challenger 125) como vice-campeão.
Eliminado em Praga, de onde sairá com pontos para subir uma dezena de lugares (até 259.º) num ranking em que chegou a ocupar o 28.º posto, o tenista de Guimarães viajará até Maiorca, onde já no domingo disputará o qualifying de uma prova mais importante.